Metodologia de construção do índice
O INDICA é composto por quatro subíndices, calculados para cada município baiano:
1. Subíndice de Abertura Externa (SAE)
- Soma dos valores monetários das exportações e importações de produtos agropecuários, minerais e manufaturados.
- (Dados coletados no Comex Stat, Ministério da Economia. Os valores são deflacionados, utilizando o Índice de Preços por Atacado - IPA)
2. Subíndice de Arrecadação Fiscal (SAF)
- Soma do ICMS, IPVA; ITD; e as taxas municipais.
- (Dados coletados no Portal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e deflacionados pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) (ago. 1994 = 100).
3. Subíndice de Atividade Bancária (SAB)
- Capta a atratividade dos municípios para a movimentação financeira, por meio de 6 grupos de rubricas.
- (Os dados são obtidos por meio do Sistema de Estatística Bancária por Município - ESTBAM, disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, e são deflacionados pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) (ago. 1994 = 100), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), disponíveis no IPEAdata.
4. Subíndice de Mercado de Trabalho (SMT)
- Capta o saldo de postos de emprego do setor agrícola e da pecuária, da indústria de extração, da indústria de transformação e do setor de serviços profissionais e pessoais.
- (Os dados são obtidos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), disponibilizados pelo Ministério do Trabalho)
O cálculo é realizado transformando-se os 4 subíndices em logaritmo, à medida que eles tendem a não possuir uma distribuição normal, pois possuem poucos municípios com valores muito altos e outros, muito baixos.
Em seguida realiza-se a normalização pelo valor máximo para cada subíndice, o que permite que cada subíndice adquira valores de 0 a 1, sendo que 1 é dado ao município que tem maior destaque na referida atividade econômica.
O Indica é, então, o resultado do somatório de cada subíndice, conforme equação abaixo: